As obras de reforma da pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começaram nesta quarta-feira (5). Elas devem durar um mês e... Começaram as obras de reforma da pista principal do aeroporto de Congonhas, em SP

As obras de reforma da pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, começaram nesta quarta-feira (5). Elas devem durar um mês e vão custar R$ 11,5 milhões.

A pista de 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura vai receber uma camada porosa que vai aumentar a drenagem e a aderência dos pneus das aeronaves e diminuir a aquaplanagem, um grande risco à segurança em dias de chuva. O problema foi uma das causas da tragédia do Fokker da TAM, em 2007, quando morreram 199 pessoas.

O aeroporto vai operar apenas a pista auxiliar para os aviões menores como o da foto de hoje. Os maiores terão os voos transferidos para o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos.

(foto Beno Suckeveris)

Congonhas, que fica na zona sul da capital paulista, é um dos mais movimentados aeroportos do país. É conexão principalmente de voos domésticos, especialmente a Ponte Aérea com o Rio de Janeiro.

Antes da pandemia, em fevereiro, foram registradas 13.646 operações de pouso e decolagem. Número que caiu para apenas 51 voos.

A queda no movimento foi tão grande que, em alguns dias, parecia um grande estacionamento de aeronaves a céu aberto.

Em julho, houve uma retomada e o número de pousos e decolagens subiu para 748. Média de 48 por dia que, agora, deve cair para 20 até o final da reforma, na primeira semana de setembro.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.