O presidente Jair Bolsonaro não tem direito a ser interrogado por escrito e vai ter que depor presencialmente no inquérito que apura suposta interferência... Bolsonaro terá que depor presencialmente sobre o inquérito que apura interferência na PF

O presidente Jair Bolsonaro não tem direito a ser interrogado por escrito e vai ter que depor presencialmente no inquérito que apura suposta interferência na Polícia Federal (PF).

A decisão é do decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, que está em licença médica até o dia 26, mas de acordo com a assessoria dele, a sentença já estava pronta desde o dia 18 de agosto.

A decisão de Mello foi divulgada nesta sexta-feira (11).

Ela estabelece que o presidente pode se reservar o direito de permanecer em silêncio, mas o local e a data do depoimento cabem à PF.

Mello afirmou que, como é investigado e não testemunha ou vítima, Bolsonaro terá que depor presencialmente.

O mesmo vale para os demais chefes dos Legislativo e do Judiciário, disse o ministro do STF.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou parecer contrário.

Para Aras, o presidente escolher se preferia: ficar calado; prestar depoimento por escrito; ou ter o direito de escolher hora e local para o depoimento.

O inquérito foi aberto em maio e se baseia em acusações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, cuja defesa poderá acompanhar o interrogatório e fazer perguntas a Bolsonaro.

O presidente nega ingerência na PF, mas Moro desmente. Na ocasião, ele foi pressionado para mudar a direção da superintendência do Rio de Janeiro, que é responsável por investigações que envolvem a família Bolsonaro.

O Palácio do Planalto e Advocacia-Geral da União não se manifestaram sobre a decisão de Celso de Mello.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103