O número de brasileiros que estão fora do mercado formal de trabalho subiu de 75,1 milhões para 76,8 milhões na semana de 28 de... 76,8 milhões de brasileiros estão fora do mercado formal de trabalho

O número de brasileiros que estão fora do mercado formal de trabalho subiu de 75,1 milhões para 76,8 milhões na semana de 28 de junho para 4 de julho. A taxa de desemprego ficou estável, em 12,3%.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira (24), o número de trabalhadores desocupados diante da pandemia caiu para 11,5 milhões. Na semana anterior, eram 12,4 milhões.

A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lúcia Vieira, disse que “essa queda no número de pessoas desocupadas está mais associada à saída dessas pessoas da força de trabalho do que pela entrada na população ocupada. São pessoas que, naquela semana, não procuraram trabalho por algum motivo”.

Cerca de 19,4 milhões de pessoas fora da força do trabalho (67,4%) gostariam de trabalhar, mas não procuraram ocupação na semana, por causa da pandemia ou porque não encontraram trabalho no local em que moravam. Na semana anterior, eram 17,8 milhões (66,2%).

O levantamento indicou também que, o número de trabalhadores afastados por causa do distanciamento social imposto pela pandemia caiu para 8,3 milhões (10,1% do total de ocupados). Na semana anterior, eram 10,3 milhões. A queda vem aumentando à medida que cresce o processo de flexibilização da quarentena no país.

A população ocupada teve um ligeiro aumento, de 69,2 milhões para 71 milhões de pessoas. Neste grupo, há 8,9 milhões (12,5%) que trabalhavam remotamente.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Covid19) é realizada pelo IBGE com apoio do ministério da Saúde para identificar os efeitos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar a população com sintomas associados à Covid-19.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.