A Amazônia Legal teve 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto. É a segunda maior marca para mês desde o início da série... Amazônia Legal perdeu área em agosto 30% superior a da cidade de Belém

A Amazônia Legal teve 1.359 km² sob alerta de desmatamento em agosto. É a segunda maior marca para mês desde o início da série histórica.

É uma área cerca de 300 km² maior do que Belém, capital do Pará, o estado onde foram registrados mais alertas de desmatamento.

Os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram divulgados nesta sexta-feira (!1).

O Cerrado teve 189 km² de áreas sob alerta.

O Pantanal, que está sendo devastado por incêndios, não está incluído no estudo.

O Deter produz sinais diários de alteração para cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) e os alertas apontam áreas totalmente desmatadas como também aquelas em processo de degradação pela exploração de madeira, mineração, queimadas e outras.

Segundo o Greenpeace, o número de agosto é 21% menor do que o de agosto de 2019, quando a área de alerta (1.714 km²) foi recorde.

A Amazônia Legal representa 59% do território nacional e ocupa áreas do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Tocantins, Rondônia, Pará e Maranhão.

Agosto é referência para o início da temporada de medições de desmatamento nos biomas, que ai até julho do ano seguinte.

Desta forma, é possível calcular o acumulado de destruição do bioma levando em conta os ciclos de chuva, seca, desmatamentos e queimadas.

No período 2019-2020, houve um aumento de cerca de 35% (9.216 km²) na área de alerta em relação à temporada 2018-2019.

O índice oficial de devastação da Amazônia Legal é o estimado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que também é operado pelo Inpe e trabalha com imagens de melhor resolução oficial.

O resultado do Prodes é anunciado uma vez ao ano e também tem como base o período agosto-julho.

No ano passado, a taxa foi 42% maior do que apontou o Deter.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103