O traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, segue foragido desde sábado (10). Até a Interpol está participando das buscas do criminoso solto... André do Rap continua foragido: STF julga artigo do Código de Processo Penal que permitiu soltura do criminoso

O traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, segue foragido desde sábado (10).

Até a Interpol está participando das buscas do criminoso solto graças a um habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mello ignorou a alta periculosidade de André do Rap, um dos chefes do PCC, uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios de todo o país, e que estava preso desde setembro de 2019.

Ele cumpria pena de mais de 25 anos de prisão e já havia sido condenado em segunda instância por tráfico internacional de drogas.

No entanto, o ministro entendeu que o artigo 316 do Código de Processo Penal, inserido pelo pacote anticrime aprovado pelo Congresso.

O texto determina que uma prisão preventiva (provisória) se torna ilegal se não é reavaliada a cada 90 dias pela Justiça.

O traficante saiu livre da prisão, sem qualquer monitoramento da polícia, e teria viajado do estado de São Paulo para Maringá (PR), onde teria embarcado num jatinho para o exterior, provavelmente, o Paraguai ou Bolívia.

Horas depois, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu a suspensão da liminar concedida por Mello para o presidente do STF, ministro Luiz Fux, que aceitou o recurso e ordenou a recaptura de André do Rap.

Além disso, o presidente do tribunal marcou para esta quarta-feira (14) o julgamento da decisão que derrubou o habeas corpus do colega.

Dez ministros vão participar do julgamento de hoje (14), o primeiro sem Celso de Mello, que ontem se despediu do STF.

O objetivo é chegar a um consenso sobre o artigo 316 e para evitar repetições de casos como o de André do Rap.

O Congresso também já se mobiliza para alterar este item do Código de Processo Penal.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103