O Banco Central (BC) revisou a projeção no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Se em março, a instituição previa uma estabilidade... BC prevê queda de 6,4% no PIB brasileiro

Rio de Janeiro

O Banco Central (BC) revisou a projeção no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Se em março, a instituição previa uma estabilidade no nível de atividade econômica, nesta quinta-feira (25), a projeção é de uma queda de 6,4%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é um importante indicador do comportamento da economia.

O número do BC é menor do que o anunciado ontem (24), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que previu uma queda de 9,1% do PIB brasileiro.

No relatório do hoje, o Banco Central explica que, a revisão da estimativa é devido aos impactos da pandemia do coronavírus, que diminuiu a atividade econômica e aumentou o desemprego.

A instituição prevê um crescimento de 1,2% da agropecuária e quedas expressivas de 8,5% da indústria e de 5,3% no setor de serviços. No comércio, a retração foi maior ainda: 10,8%.

Outros números negativos estimados pelo BC: o consumo das famílias deve despencar 7,4% e os investimentos vão cair 13,8%.

Por outro lado, o BC reviu para baixo a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): de 2,6% a 2,4%. Se a taxa oficial de juros (Selic) e o câmbio terminarem estáveis no final do ano, a inflação pode cair ainda mais para 1,9%.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.