Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos. O atual presidente, o republicano Donald Trump, ainda não reconheceu a derrota e nem o... Biden é o novo presidente dos EUA: Kamala é a 1ª mulher vice-presidente do país

Joe Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos.

O atual presidente, o republicano Donald Trump, ainda não reconheceu a derrota e nem o governo Bolsonaro se manifestou sobre o resultado.

Biden, que completa 78 anos no dia 20 de novembro, será o presidente mais velho da história americana.

Neste sábado (7), ele garantiu o mínimo de 270 delegados no colégio eleitoral, número suficiente para derrotar Trump.

A senadora californiana, Kamala Harris, é a primeira mulher negra a assumir a vice-presidência.

Em uma reder social, Biden comemorou a vitória:”América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”.

O democrata garantiu 290 delegados ao vencer na Pensilvânia, um dos três estados conquistados por Trump na eleição de 2016, e onde Biden nasceu.

Ele também ganhou em Michigan e Ohio e lidera em Nevada e Geórgia, estados perdidos para o republicano há quatro anos.

Pensilvânia, que faz parte do chamado cinturão da ferrugem, uma referência à indústria siderúrgica, manteve a tradição de 12 anos.

Desde 2008, quem vence no estado ganha a presidência.

Trump insiste em denunciar que houve fraude na eleição, mas não apresentou nenhuma prova até agora.

Em nota, ele disse que a eleição ainda não acabou: “Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”.

Advogados do republicano reafirmaram que houve fraude eleitoral e que vão entrar com recursos para pedir a recontagem dos votos na próxima segunda-feira (9).

Se confirmada a derrota, Trump será o primeiro presidente em exercício a perder uma reeleição desde George W. Bush, em 1992.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.