O presidente Jair Bolsonaro não foi convidado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para principal reunião de cúpula da instituição. A Assembleia Mundial da... Bolsonaro não foi convidado para a Assembleia Mundial da Saúde, em maio

O presidente Jair Bolsonaro não foi convidado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para principal reunião de cúpula da instituição. A Assembleia Mundial da Saúde foi realizada em maio, na Suíça. As informações são do correspondente da TV Democracia em Genebra, Jamil Chade.

Tanto a OMS como o Itamaraty não confirmaram o não-convite. Na época, Bolsonaro havia demitido o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que mantinha um excelente relacionamento com os diretores da OMS, sendo considerado um aliado dentro do governo brasileiro.

A Organização buscava um consenso mundial no combate à pandemia e a postura de Bolsonaro não ia nesta direção. Para evitar um discurso dissidente e um mal-estar diplomático com a possível recusa do presidente de ir à Suíça, a OMS fez um convite ao Mercosul, e não ao Brasil.

Coube ao presidente temporário do bloco, o paraguaio Mario Abdo Benítez, discursar sobre a situação do Paraguai na Assembleia Mundial.

O Brasil foi representado pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazzuelo, que falou sobre uma realidade bem distante do que ocorria no país. Ele ignorou a escalada de casos e mortes por coronavírus e cometeu uma gafe diplomática ao não citar a OMS e o diretor-geral o etíope Tedros Adhanom.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou o convite. Desde o início da pandemia, o país, que hoje é o epicentro mundial da doença, tem ameaçado deixar a OMS.

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103