Brasil passa de 102 mil mortes por Covid-19: MEC ignorou quilombolas e indígenas durante a pandemia
CoronavirusEducaçãoFabio PannunzioGRADEHilightsSaúde 11 de agosto de 2020 Equipe TV Democracia 0


(foto Beno Suckeveris)
O Brasil passou de 102 mil mortes por coronavírus.
De acordo com a pesquisa do consórcio de veículos de mídia, às 13h desta terça-feira (11), o país perdeu 102.034 pessoas. Outras 3.068.138 contraíram a Covid-19.
O primeiro caso de coronavírus no país pode ter sido de uma mulher que doou sangue, em Guarapari (ES), no dia 11 de fevereiro. Até então, o primeiro caso oficial foi registrado duas semanas depois, no dia 26 de fevereiro.
A informação foi dada hoje (11) pelo secretário de Saúde do estado, Nésio Fernandes. Ele disse que a paciente, que não teve o nome revelado, não viajou para o exterior e teve problemas respiratórios um mês antes da doação, mas ela já estava assintomática 14 dias anteriores à coleta do sangue.
Fernandes afirmou que anticorpos para o Covid-19 foram encontrados na amostra e que o ministério da Saúde foi notificado.
O Espírito Santo é um dos estados em que os números da pandemia estão em queda.
O governo federal não adotou nenhuma medida para promover educação inclusiva para povos indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas durante a pandemia até julho passado.
A denúncia está no relatório da comissão externa da Câmara que acompanha o ministério da Educação (MEC), que até às 14h30 desta terça-feira (11), não havia se manifestado a respeito.
O documento descreve a situação como “preocupante” e critica as trocas de ministros no MEC (Milton Ribeiro é o quarto nomeado pela pasta durante o governo Bolsonaro).
“Houve um apagão do MEC durante a pandemia e o órgão não coordenou nenhuma política emergencial. Para se ter uma ideia, o MEC não sabe quantos alunos na educação básica estão tendo aulas remotas”, disse uma das integrantes da comissão, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP).
As aulas estão suspensas na maior parte do país desde março. Cinco meses depois, o MEC ainda não tem regras sobre como vai avaliar o conhecimento dos estudantes durante e depois da pandemia.
A comissão cobrou mais presença do ministério na coordenação de ações nos estados e municípios.
Nesta terça-feira (11), a prefeitura de São Paulo revelou que a organização social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) usou verbas públicas para pagar advogados em processos criminais nos quais é alvo no Rio de Janeiro. Foram repassados R$ 2,55 milhões.
Na capital paulista, a Iabas gerencia o hospital municipal da Bela Vista e unidades de saúde no Centro e na zona norte. Também foi uma das responsáveis pela administração de parte do hospital de campanha montado no Parque Anhembi, na zona norte, para atender pacientes com coronavírus. O hospital foi desativado no dia 1º de agosto.
No Rio de Janeiro, até junho, a organização social era gestora de oito hospitais, sete deles montados para o combate à pandemia, dos quais apenas dois entraram em funcionamento.
Os contratos foram rompidos e a Iabas é alvo de investigações da Justiça por desvio de verbas públicas para a saúde.
A prefeitura de São Paulo pediu o ressarcimento dos recursos por eles não terem sido utilizados na saúde. Cabe processo por improbidade administrativa, com rompimentos de contratos e desqualificação da Iabas como organização social.
Em nota, o Iabas nega qualquer irregularidade e que é “perfeitamente lícito” utilizar recursos do rateio para pagamento de despesas institucionais, conforme previsto nos contratos de gestão.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.