O Brasil já registrou 55.102 mortes e 1.234.850 casos confirmados de coronavírus. Os números foram divulgados às 8h desta sexta-feira, pelo consórcio de veículos... Brasil passa de 55 mil mortes por coronavírus

O Brasil já registrou 55.102 mortes e 1.234.850 casos confirmados de coronavírus. Os números foram divulgados às 8h desta sexta-feira, pelo consórcio de veículos de mídia. O país só fica atrás dos Estados Unidos, que tiveram mais de 122 mil vítimas fatais.

O Brasil poderia ter menos mortes se todos os 6.998 respiradores pulmonares encomendados por estados e o Distrito Federal fossem entregues. Mas, apenas 3.088 foram recebidos (43%). Apenas o Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins não compraram respiradores durante a pandemia.

O preço do equipamento varia de R$ 40 mil a R$ 226 mil. A diferença de valores chamou a atenção da Justiça. Investigações encontraram irregularidades nas compras de vários estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará, onde o governador Helder Barbalho (MDB-PA) foi alvo de operação da Polícia Federal.

A falta de uma política nacional de combate à doença e o fraco poder de barganha do Brasil em relação a outros países na compra de equipamentos no auge do pandemia foram decisivos para que houvessem uma variação tão gritante nos custos de respiradores e na demora, retenção ou não entrega deles.

Equipe TV Democracia
Últimos posts por Equipe TV Democracia (exibir todos)

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *