Um dos jornalistas mais importantes do país, Washington Novaes morreu na noite desta segunda-feira (24), num hospital de Aparecida de Goiânia (GO). Ele tinha... Brasil perde Washington Novaes, referência do jornalismo ambiental e indígena

Um dos jornalistas mais importantes do país, Washington Novaes morreu na noite desta segunda-feira (24), num hospital de Aparecida de Goiânia (GO). Ele tinha 86 anos e tinha sido operado de um tumor no intestino na última quinta-feira.

Washington Luís Novaes foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental e indígena, escritor, cineasta, roteirista e secretário do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal do governo Joaquim Roriz.

Ele nasceu na cidade paulista de Várzea Grande do Sul.

Novaes teve longa carreira jornalística. Foi editor do Jornal Nacional e do Globo Repórter e colunista e repórter do programa Repórter Eco, da TV Cultura de São Paulo.

Ele recebeu vários prêmios. Entre eles, o Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente e o Unesco na categoria Meio Ambiente.

O cineasta Pedro Novaes divulgou uma nota sobre a morte do pai: “Não só a família fica órfã, mas também o Cerrado e a Amazônia, pelos quais ele tanto lutou, e os povos indígenas, já tão sofridos, e pelos quais ele se apaixonou décadas atrás. Que a gente possa lembrar dele como essa referência, tanto como pai, quanto como jornalista: absurdamente generoso e indignado. E que o exemplo dele nos ajude a superar essa tragédia política, sanitária, ambiental e social que estamos vivendo”.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.