Por 430 votos a favor, 33 contra e uma abstenção, a Câmara derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da... Câmara derruba veto de Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

São Paulo (foto Beno Suckeveris)

Por 430 votos a favor, 33 contra e uma abstenção, a Câmara derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à prorrogação da desoneração da folha de pagamento das empresas.

Ainda nesta quarta-feira (4), a derrubada do veto poderá ser confirmada pelo Senado. Do contrário, será mantido.

Em julho, o presidente vetou o mecanismo aprovado pelo Congresso, que prorrogava até o final do ano que vem, a desoneração da folha de empresas dos 17 setores que mais empregam trabalhadores.

Entre eles, a construção civil, call center, transporte e indústria têxtil.

A estimativa é que eles empregam mais de 6 milhões de empregados.

A desoneração foi incluída em um programa emergencial de manutenção do emprego e ajudou as empresas a diminuírem os gastos com a folha de pagamento.

Ela permite que as empresas contribuam para a Previdência Social com um percentual entre 1% a 4,5% sobre a receita bruta.

Normalmente, os empregadores recolhem 20% sobre a folha de pagamento.

Caso o Senado não siga a decisão da Câmara, a desoneração terminará no final do ano.

A Câmara também derrubou outro veto de Bolsonaro contra a desobrigação, por quatro meses, de estados e municípios de cumprirem metas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a União.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.