A China cumpriu nesta sexta-feira (24) a ameaça de retaliação contra os Estados Unidos (EUA). Mandou o governo Trump fechar o consulado na cidade... China manda os EUA fecharem o consulado de Chengdu

A China cumpriu nesta sexta-feira (24) a ameaça de retaliação contra os Estados Unidos (EUA). Mandou o governo Trump fechar o consulado na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, no sudoeste do país.

Em comunicado, a chancelaria chinesa justificou o fechamento do consulado americano como “uma resposta legítima e necessário às medidas irracionais dos EUA”.

O consulado foi aberto há 15 anos e tem 200 funcionários. Ela cobre todo o sudoeste da China, onde fica a Região Autônoma do Tibete, foco de um conflito que vem desde o início dos anos 1960; e Chongqing, importante centro industrial do país.

Pequim tem até hoje (24) para desativar o consulado em Houston, no Texas. Depois de acusar o governo chinês de apoiar dois hackers que tentavam invadir centros de pesquisas sobre vacinas contra o coronavírus, Washington mandou fechar a representação diplomática há trÊs dias.

A reação de hoje da China se refletiu no mercado asiático. A principal Bolsa do país, a de Xangai despencou 3,86%. Também foram registradas quedas em Taipé (-0,88%), Seul (-071%) e Tóquio (-0,58%).

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103