O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, vai fazer um discurso na noite desta segunda-feira (14) para celebrar a vitória e “a força e... Colégio Eleitoral dos EUA deverá confirmar hoje a vitória de Biden

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, vai fazer um discurso na noite desta segunda-feira (14) para celebrar a vitória e “a força e resistência” da democracia americana.

A vitória nas eleições do dia 3 de novembro deverá ser ratificada hoje (14) pelo Colégio Eleitoral, onde Biden conquistou 306 dos 538 delegados, 36 a mais do que o mínimo necessário para ter a maioria.

O candidato republicano derrotado, o atual presidente Donald Trump, levou 232 delegados.

Na votação popular, o democrata teve a maior votação em uma eleição americana: 81,3 milhões de votos (51,3%) contra 74,1 milhões (46,8%) de Trump.

A vitória de Biden já estava garantida desde o dia 7 de novembro, mas, até hoje não foi reconhecida pelo republicano e por raros chefes de Estado, entre eles, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Sem provas, Trump insiste que a eleição foi a “mais corrupta da história dos EUA”.

Ele ganhou apenas um dos vários recursos que entrou na Justiça.

Até na Suprema Corte, onde tem maioria, o atual presidente foi derrotado.

Pesquisas mostram que apenas um em cada quatro eleitores republicanos admite o resultado da eleição como válido.

Neste final de semana, ao ser questionado na TV Fox News, se compareceria à posse de Biden no dia 20 de janeiro, uma tradição de séculos da democracia americana, Trump respondeu como um garoto mimado: “Não quero falar sobre isto”.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.