O Conselho Nacional da Amazônia Legal se reúne nesta quarta-feira (15), no ministério das Relações Exteriores, em Brasília. É a segunda reunião do conselho... Conselho Nacional da Amazônia Legal se reúne hoje, em Brasília

O Conselho Nacional da Amazônia Legal se reúne nesta quarta-feira (15), no ministério das Relações Exteriores, em Brasília. É a segunda reunião do conselho criado em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro e presidido pelo vice Hamilton Mourão.

Na pauta da reunião, estão o reforço do combate ao desmatamento e às queimadas, o Fundo Amazônia e avaliação sobre a retomada de projetos ligados do Fundo que estão parados, a regularização fundiária e o reforço da capacidade operacional de órgãos de fiscalização ambiental como o Ibama e ICMBio.

O governo vem sendo pressionado por investidores estrangeiros e nacionais, organizações não governamentais, por ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central por causa das políticas ambientais. Hamilton Mourão já reconheceu que as críticas influenciam na imagem negativa do Brasil no exterior.

Na última sexta-feira (10), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou o maior número de alertas de desmatamento na Amazônia registrado num mês de junho desde 2015.

Na segunda-feira (13), a coordenadora-chefe responsável pelo monitoramento do bioma, Lubia Vinhas, foi exonerada do cargo pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Ontem (14), ele negou que a decisão tenha a ver com a informação de sexta-feira.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.