O Bispo Emérito de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga morreu neste sábado (8), em Batatais, no interior paulista. Ele tinha 92... D. Pedro Casaldáliga morre aos 92 anos, no interior de SP

O Bispo Emérito de São Félix do Araguaia (MT), Dom Pedro Casaldáliga morreu neste sábado (8), em Batatais, no interior paulista.

Ele tinha 92 anos e sofria de Mal de Parkinson e de problemas respiratórios. O enterro está marcado para segunda-feira (10), em São Félix do Araguaia.

Dom Pedro nasceu na Espanha e estava radicado no Brasil desde 1968. Veio como missionário claretiano para trabalhar em São Félix do Araguaia, numa região de conflitos fundiários entre latifundiários, grileiros e os povos indígenas.

Ao lado de outros padres espanhóis, imediatamente, aderiu à defesa das comunidades indígenas, o que desagradou os fazendeiros e a ditadura militar. Em várias ocasiões foi ameaçado de morte e de expulsão do país.

O Vaticano apoiou a luta dos religiosos e reforçou a posição de Dom Pedro quando o Papa Paulo VI nomeou-o Bispo da Prelazia do município, em 1971, cargo que ele ocupou até 2005, quando renunciou por problemas de saúde.

Ainda na década de 1970, o Bispo foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Pastoral da Terra.

Dom Pedro também era poeta com obras publicadas no Brasil e no exterior e foi tema de livro, peça de teatro e filme.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.