Um desmatamento equivalente a todo o território do Chile ou a soma das áreas de cinco estados brasileiros. É a conclusão da MapBiomas Amazônia... Área de desmatamento na Pan-Amazônia equivale ao Chile

Um desmatamento equivalente a todo o território do Chile ou a soma das áreas de cinco estados brasileiros. É a conclusão da MapBiomas Amazônia divulgada nesta quinta-feira (2).

A MapBiomas Amazônia, uma rede formada por universidades, centros de pesquisas e organizações não-governamentais (ONGs), analisou a Pan-Amazônia, uma região da floresta amazônica entre 1985 e 2018.

De acordo com a pesquisa, a área formada por nove países – Brasil, Suriname, Guiana, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Equador e Guiana Francesa, perdeu 724 mil km² de coberturas florestal e vegetal em 33 anos. É como se os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná ou todo o Chile fossem desmatados.

O Brasil, que tem a maior parte do bioma (61,8%), foi o país com mais perdas (624 mil km²), seguido por Bolívia, Peru e Colômbia.

Guiana e Suriname ganharam cobertura florestal no período.

A pesquisa constatou o aumento de 172% nas áreas dedicadas à agropecuária no bioma brasileiro.

Outro dado alarmante é o crescimento das perdas sobre unidades de conservação e territórios indígenas da Pan-Amazônia brasileira. Por lei, o desmatamento deveria ser de 0%, mas 50 mil km² da cobertura florestal e vegetal foram perdidos.

O ministério do Meio Ambiente ainda não comentou a pesquisa.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.