A economia da China cresceu 3,2% no segundo trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2019. No primeiro trimestre, a economia chinesa... Economia da China volta a crescer depois de uma forte queda no 1º trimestre do ano

A economia da China cresceu 3,2% no segundo trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2019. No primeiro trimestre, a economia chinesa despencou 6,8%, a primeira queda desde 1992, por causa da pandemia do coronavírus.

Os dados foram divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas do governo chinês nesta quinta-feira (16) e mostram que a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) foi maior do que o esperado por analistas, que previam alta de 2,5%.

Apesar do resultado positivo do segundo trimestre, a segunda maior economia do mundo acumulou uma retração de 1,6% no primeiro semestre de 2020.

Para tentar diminuir os impactos da pandemia na economia, o governo chinês lançou um pacote que incluiu mais gastos fiscais, isenção de impostos e cortes nos juros e apoio ao emprego.

A produção industrial teve alta de 4,8% em junho na comparação com o mesmo mês de 2019. Foi o terceiro mês consecutivo de crescimento e coincidiu com a volta de mais empresas ao trabalho, depois de um longo período de fechamento por causa do coronavírus.

Já as vendas do varejo caíram 1,8% no ano e registraram redução por cinco meses seguidos.

A recuperação da economia chinesa é fundamental para o Brasil. A China é o principal parceiro comercial do país. O saldo comercial a favor do Brasil em 2019 foi de US$ 21,45 bilhões.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.