O Brasil chegou a 150.772 mortos e 5.105.033 casos de Covid-19. Os números do consórcio de veículos de mídia foram divulgados às 13h desta... “Efeito Bolsonaro” está diretamente ligado ao aumento de casos e mortes por Covid-19 no Brasil

O Brasil chegou a 150.772 mortos e 5.105.033 casos de Covid-19.

Os números do consórcio de veículos de mídia foram divulgados às 13h desta terça-feira (13).

Boa parte da tragédia da pandemia pode ser creditada ao “efeito Bolsonaro”.

A conclusão é de um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), que constatou a correlação da preferência pelo presidente e os números da Covid-19 no país.

A pesquisa cruzou as informações sobre a expansão da doença com o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 nos 5.570 municípios brasileiros.

Para cada 10 pontos percentuais a mais de votos para Bolsonaro há um aumento de 11% no número de casos e de 12% no número de mortos.

Um exemplo é a comparação entre Salvador, que deu 28% de votos ao presidente), e Rio de Janeiro, onde Bolsonaro recebeu 58% dos votos.

No dia 11 de agosto, a capital baiana tinha 2.003 mortos por Covid-19. Se tivesse a mesma porcentagem de votos que o Rio, teria 237 óbitos amais (12%).

No mesmo dia, quando teve 62.569 casos, Salvador subiria para mais 10.375 casos a mais (17%) com o mesmo número de votos que o Rio.

“A argumentação que usamos no nosso artigo é que provavelmente trata-se de um efeito da própria postura do presidente, que minimizou o uso de máscara e a doença, chamando-a de gripezinha”, disse um dos pesquisadores, o professor João Luiz Maurity Sabóia.

Outro levantamento havia chegado a uma conclusão semelhante.

De acordo com a pesquisa feita pela Universidade Federal do ABC(UFABC), da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Getúlio Vargas(FGV), em praticamente todas as ocasiões em que Bolsonaro minimizou a pandemia, a taxa de isolamento social no Brasil diminuiu —e mais pessoas se contaminaram e morreram, proporcionalmente, nos municípios em que ele obteve uma melhor votação na eleição de 2018.

Nesta terça-feira (13), a prefeitura de São Paulo anunciou a reabertura de mais 14 escolas municipais para atividades extracurriculares no próximo dia 19.

Na semana passada, apenas uma havia sido autorizada para reabrir.

Não há prazo de quando as aulas regulares serão liberadas.

Depois de quase sete meses fechados, museus e espaços públicos como bibliotecas e centros culturais vão retomar as atividades na capital paulista a partir desta terça-feira(13).

MASP (foto Beno Suckeveris)

Eles vão reabrir com 60% da capacidade e deverão seguir as regras de higiene e distanciamento social.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103