O embaixador do Líbano na Alemanha, Mustapha Adib, de 48 anos, é o novo primeiro-ministro do país. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31)... Embaixador do Líbano na Alemanha, Mustapha Adib é o novo primeiro-ministro libanês

O embaixador do Líbano na Alemanha, Mustapha Adib, de 48 anos, é o novo primeiro-ministro do país. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (31) pelo presidente Michel Aoun.

Adib recebeu 90 dos 128 votos dos parlamentares do país. O juiz da Corte Internacional de Justiça, Nawaf Salam, recebeu 16 votos e houve 13 abstenções.

O novo primeiro-ministro era embaixador na Alemanha desde 2013.

afirmou ele em um discurso no palácio da presidência.Ligado ao ex-primeiro-ministro Nayib Mikati, Adib é o terceiro premiê libanês em 10 meses. No discurso de posse, ele afirmou: “Não há tempo para palavras e promessas, agora é o momento da ação”.

Ele substitui Hassan Diab, que renunciou ao cargo no dia 10 de agosto.

Neste domingo (30), o presidente declarou que o país precisa “mudar o sistema” com a criação de um estado laico, e discutir um novo “pacto político”. Proposta que já foi aceita pelo líder do movimento xiita Hezbollah, Hassan Nasrallah.

O poder no Líbano é dividido entre sunitas, xiitas e cristãos. A comunidade internacional, especialmente o presidente da França, Emmanuel Macron, pressionou o governo para que realize uma ambiciosa reforma.

O país se recupera da tragédia no porto de Beirute ocorrida no começo do mês, quando quase 3 mil toneladas de nitrato de amônio explodiram e mataram pelo menos 188 pessoas, deixaram milhares de feridos e destruíram boa parte da capital libanesa. Além disso, causou um colapso na saúde já em situação precária por causa do avanço de uma segunda onda da pandemia de coronavírus.

A megaexplosão provocou o agravamento da crise econômica e há o risco de desabastecimento de comida para mais da metade da população.

Ela também gerou protestos contra a corrupção e má gestão das autoridades diante da pandemia, dois dos motivos que levaram à renúncia de Hassan Diab.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.