O ex-presidente Lula sofreu mais uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira (1º), o ministro Edson Fachin rejeitou um pedido da defesa... Fachin rejeita pedido da defesa de Lula para suspensão do processo do triplex do Guarujá

O ex-presidente Lula sofreu mais uma derrota no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quinta-feira (1º), o ministro Edson Fachin rejeitou um pedido da defesa para suspender o andamento do processo do triplex do Guarujá (SP), no qual o líder petista foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Para Fachin, não há irregularidade que justifique a concessão da liminar para brecar o processo.

O ministro disse que a aprovação do pedido “somente se impõe quando a situação demonstrada nos autos representa manifesto constrangimento ilegal”.

O caso está em fase de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o ministro Félix Fischer já havia negado o mesmo pedido da defesa.

No STF, os advogados de Lula querem a paralisação do processo até o julgamento da parcialidade ou não do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, e dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato, quando o ex-presidente foi condenado neste caso na primeira instância.

Eles acreditam que se a sentença contra Lula for anulada quando a Segunda Turma do Supremo analisar a atuação de Moro e dos procuradores, o ideal seria a suspensão do trâmite do caso do triplex.

O problema é que o recurso dorme nas gavetas do STF desde dezembro de 2018 e depende do ministro Gilmar Mendes dar o parecer para o julgamento, que não há data para ser retomado.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.