O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje, uma nova projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Em abril, a instituição havia... FMI prevê queda de quase 10% no PIB brasileiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje, uma nova projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Em abril, a instituição havia previsto uma queda de 5,3% da soma de todos os produtos e serviços produzidos no país. O avanço da pandemia e a lenta reabertura da economia fizeram o FMI baixar ainda mais este número para 9,1%. Se a previsão for confirmada, será o pior desempenho da economia brasileira em 120 anos.

O FMI também projeta que o endividamento do país vai atingir 102,3% do PIB. Em compensação, a retomada do Brasil em 2021 poderá ser de 3,6%, um pouco acima dos 2,9% previstos anteriormente.

Outros números importantes anunciados pelo FMI são o da queda de 4,9% no PIB global e um aumento da dívida bruta do de 101,5% do PIB mundial.

A economista-chefe da entidade, Gita Gopinath, afirmou que, “se a pandemia levou as economias para um grande lockdown e ajudou a salvar vidas, também desencadeou a pior recessão desde a Grande Depressão da década de 1930”. Pessimista, ela disse que a recuperação é altamente incerta e que nenhuma região vai escapar tão cedo da recessão.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.