FMI revisa PIB mundial em 2021 de -5,2% para 4,4% e projeta queda do PIB brasileiro de 5,8% em 2020
CoronavirusEconomiaFabio PannunzioGRADEHilightsInternacional 13 de outubro de 2020 Equipe TV Democracia 0

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou a projeção para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas, do mundo em 2020, de uma queda de 5,2% para 4,4%.
Para o Brasil, em junho, a estimativa prevista era de tombo de 9,1%, e agora foi revisada para uma retração de 5,8% para 2020.
De acordo com o relatório World Economic Outlook (Perspectivas para a Economia Mundial) divulgado nesta terça-feira (13), a projeção para 2021 é de um crescimento da 5,2% da economia mundial contra 5,4% em junho.
Se confirmado, o PIB mundial para o ano que vem ficaria 0,6 ponto percentual acima do patamar de 2019.
A projeção para o PIB brasileiro de 2021 é de um aumento de 2,8%.
A China é o único país que deverá fechar 2020 com um crescimento de 1,9%
As maiores quedas previstas são a da Argentina (-11,8%) e da Índia (10,3%), mas, para o ano que vem, a Argentina deverá ter uma recuperação maior (4,9%) do que o Brasil.
Já a Índia poderá ser o país com maior crescimento (8,8%) no mundo em 2021.
O FMI explicou que a melhora das projeções de desempenho se deve aos resultados melhores do que o esperado do PIB das principais economias no segundo trimestre, ao retorno ao crescimento mais forte do que o estimado da China; e aos sinais de recuperação mais rápida no terceiro trimestre.
Segundo o Fundo, os resultados poderiam ter sido piores não fossem pelas respostas fiscais, monetárias e regulatórias “consideráveis, rápidas e sem precedentes”, que mantiveram o rendimento das famílias, protegeram o fluxo de caixa das empresas e incentivaram a disponibilidade de crédito.
“Coletivamente, essas ações preveniram até o momento a repetição da catástrofe financeira de 2008 e 2009”, avalia o FMI.
Porém, a retomada deverá ser longa, desigual e incerta, com piora de estimativas significativas para alguns países emergentes e em desenvolvimento, onde há avanço dos números da pandemia.
“Essas recuperações desiguais pioram significativamente as perspectivas para uma convergência global dos níveis do mundo”, diz o relatório.
Por isso, a organização alerta para avanços na pobreza extrema e na desigualdade. “Não apenas a incidência de casos de pobreza extrema aumentou pela primeira vez em mais de duas décadas, mas a desigualdade deve crescer, porque a crise afetou desproporcionalmente mulheres, trabalhadores informais e aqueles com baixo nível de escolaridade”.
O FMI defende que os governos aumentem a progressividade de suas cargas tributárias como uma forma de lidar com o crescimento do endividamento público, resultado das medidas de resposta à pandemia.
“Embora instituir novas medidas do lado da receita possa ser difícil, os governos devem considerar aumentar impostos progressivos sobre indivíduos mais afluentes e aqueles relativamente menos afetados pela crise (incluindo aumento de taxas para faixas de renda mais altas, propriedades de luxo, ganhos de capital, e fortunas), bem como mudanças na tributação corporativa para garantir que empresas paguem impostos proporcionais”.
Outras medidas na área tributária recomendadas são a redução de incentivos fiscais para empresas, a imposição de limites para deduções de imposto de renda para pessoas físicas e a criação de impostos sobre valor agregado onde ele ainda não existe – caso do Brasil, onde a criação de um IVA está parada no Congresso.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.