Fu A Associação dos Funcionários do Banco Mundial criticou a nomeação do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para diretor-executivo da instituição. Em carta enviada... Funcionários do Banco Mundial querem impedir a posse de Weintraub

Fu

A Associação dos Funcionários do Banco Mundial criticou a nomeação do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para diretor-executivo da instituição.

Em carta enviada à Comissão de Ética, a Associação afirma que ficou perturbada com a nomeação. Lembra que, como ministro, Weintraub adotou atitudes racistas que são inaceitáveis pelo Banco. No documento, há referências aos inquéritos do Supremo Tribunal Federal que apura as declarações de Weintraub contra a China e o próprio STF, e ao fato dele odiar a expressão “povos indígenas”.

Os funcionários também citam a última portaria que assinou como ministro da Educação. Há uma semana, Weintraub revogou a portaria do próprio MEC, que estimulava políticas de inclusão de negros, indígenas e pessoas com deficiência nos cursos de pós-graduação. Ontem, a medida foi revogada pelo ministro interino e a antiga portaria voltou a ter validade.

Weintraub viajou às pressas para os EUA, onde chegou no sábado (20) em circunstâncias estranhas. Ele teria que passar por uma quarentena por causa da pandemia, mas passou pela Imigração americana com um visto especial como se ainda fosse ministro. Weintraub foi nomeado para um mandato-tampão de diretor-executivo responsável por um grupo de países no Banco Mundial.

Na carta, a Associação reconhece o direito do Brasil nomear quem quiser para o cargo, mas acredita que ainda dá tempo da organismo mudar de ideia. Neste sentido e pelo histórico do Weintraub, os funcionários cobram um compromisso do Comitê de Ética para eliminar o racismo da instituição.

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103