Funk do Coronavírus ‘viraliza’ e chega a 9,7 milhões de views
HilightsPolíticaSaúde 5 de julho de 2020 Fabio Pannunzio 0
A despeito de algum sofrimento imposto à gramática, a inteligibilidade da mensagem é claríssima. O Funk do Coronavírus, do DJ Guuga, está prestes a atingir 10 milhões de visualizações no Youtube . Um fenômeno de audiência que ajuda a reforçar a mensagem de que é necessário manter o distanciamento social para vencer a COVID-19. Talhado na metalinguagem da periferia, capaz de penetrar na cabeça da população como uma lança.
Fazer todos esse sucesso não era exatamente a intenção confessada do autor. “Fiz esse funk não é pra ganhar grana, não / Simplesmente é pra te passar uma visão”, avisa o autor numa das estrofes do vídeo de 2 minutos e 36 segundos lançado em março passado.
A música fala para a base da pirâmide, justamente onde o coronavírus está fazendo mais estragos por falta de condições dignas de moradia e saneamento, onde se amontoa a população se identifica com o funk. E para eles que canta o DJ Guuga – dizendo exatamente aquilo que o governo brasileiro deveria estar repetindo: “Vamos ‘se’ prevenir, vamos ‘se’ cuidar/ a parada tá louca / vamos evitar / o fluxo de pessoas”.
Deus também é contemplado pelo autor, mas sem nenhuma perspectiva de milagres4. O que conta mesmo são cuidados com a tosse, a proximidade e medidas profiláticas como não compartilhar o mesmo copo nem o mesmo cigarro, além do uso de máscaras e gel de álcool.
- Locais e horários dos protestos contra o genocida - 1 de outubro de 2021
- Jornal Despertador – Edição 364 – 12/10/2021 - 12 de julho de 2021
- Lula critica ‘charlatanismo’ das igrejas da Teologia da Prosperidade - 20 de agosto de 2020
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.