A Fiat Chrysler (FCA) e a PSA, dona da Peugeot, vão formar a quarta maior montadora de veículos do mundo. A fusão foi anunciada... Fusão Fiat Chrysler/PSA cria a 4ª maior montadora de veículos do mundo


A Fiat Chrysler (FCA) e a PSA, dona da Peugeot, vão formar a quarta maior montadora de veículos do mundo.

A fusão foi anunciada nesta segunda-feira (4).

O conglomerado, que levará a marca Stellantis, terá a sede na Holanda, sendo o principal executivo, o português Carlos Tavares, que hoje é o presidente-executivo da PSA, e como presidente, o ítalo-americano, John Elkann, atual presidente da FCA.

Tavares, que terá um mandato inicial de cinco anos, informou que a data para o fechamento do negócio será anunciada em breve e que o acordo passou em todos os testes regulatórios.

O executivo vai ter vários desafios pela frente: recuperar os negócios na China, racionalizar a expansão do grupo, administrar um enorme excesso de capacidade e investir em novas tecnologias como a dos veículos elétricos, direção autônoma e conectividade.

Para a FCA, a fusão vai permitir acesso às plataformas de veículos mais modernas da PSA e a uma adequação às normas rígidas de emissões de gases determinadas pela União Europeia.

Ainda não há previsão de apresentação do primeiro veículo desenvolvido pelo novo grupo, que vai focar a produção em duas plataformas, uma pequena e outra compacta/média.

Por enquanto estão descartados os fechamentos de fábricas.

O conglomerado vai reunir 14 marcas: as italianas Fiat, Maserati, Abarth, Alfa Romeo e Lancia; as americanas Chrysler, Jeep, Dodge e Ram; as francesas Peugeot, DS e Citroën; a alemã Opel e a britânica Vauxhall.

Em números de vendas em 2018, a Stellantis, com 8,7 milhões de unidades, só ficaria atrás do grupo Nissan/Mitsubishi/Renault, que vendeu 10,7 milhõe; da Volkswagen (10,6 milhões) e da Toyota (10,5 milhões).

A PSA vendeu 3,5 milhões de veículos e faturou 74,7 bilhões de euros em 2019. O grupo emprega 209 mil pessoas em todo o mundo.

No Brasil, a fusão precisará ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que vai analisar eventuais monopólios e cartéis que possam desequilibrar o mercado automobilístico.

A Peugeot tem uma fábrica em Porto Real (RJ) enquanto a Fiat brasileira está concentrada em Betim (MG).

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103