O governador Ibaneiz Rocha (PMDB-DF) decretou nesta segunda-feira (29), estado de calamidade pública no Distrito Federal por causa do coronavírus. A medida foi publicada... Governador do DF decreta estado de calamidade pública

O governador Ibaneiz Rocha (PMDB-DF) decretou nesta segunda-feira (29), estado de calamidade pública no Distrito Federal por causa do coronavírus. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e é por tempo indeterminado.

O estado de calamidade pública é quando o estado, no caso o DF, não consegue combater uma crise que já está ocorrendo, que é a pandemia do coronavírus.

O decreto depende de autorização da União. Se for aceito, o DF poderá contar com recursos federais e prorrogar pagamento de empréstimos contraídos com a União, entre outros pontos previstos pelo estado de calamidade pública.

O Distrito Federal foi uma das primeiras áreas do país a entrar e também a flexibilizar as regras da quarentena. Apesar de normas como o uso obrigatório de máscara, com aplicação de multa para quem não usá-la, o DF registrou 548 mortes e 44.905 casos de coronavírus. Os números são da secretaria distrital da saúde. Entre a quinta-feira (25) e a sexta (26), houve recorde de pessoas infectadas. Foram 2.455.

O aumento de casos levou o governador à Justiça, que aceitou o pedido dele de suspensão de serviços não-essenciais, na semana passada.

A cidade-satélite de Ceilândia é o epicentro da doença no Distrito Federal.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.