Não é papel da segurança presidencial proteger jornalistas. Foi a resposta dada pelo governo Bolsonaro na ação pedida à Justiça pela organização Repórteres Sem... Governo Bolsonaro afirma que não é papel dele proteger os jornalistas no DF

Não é papel da segurança presidencial proteger jornalistas. Foi a resposta dada pelo governo Bolsonaro na ação pedida à Justiça pela organização Repórteres Sem Fronteiras, pelo sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Instituto Vladimir Herzog.

O processo foi aberto depois que profissionais da imprensa foram hostilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no “cercadinho” da portaria do Palácio da Alvorada.

Alguns veículos de mídia chegaram a suspender a cobertura jornalística no local.

Na ação, as entidades pediram a identificação dos agressores por parte da guarda presidencial e a detenção deles pela Polícia Militar, além de uma indenização de R$ 300 mil do presidente.

Eles acreditam que há uma autorização tácita de Bolsonaro para os apoiadores hostilizarem os jornalistas e os órgãos de imprensa. Citaram a ocasião em que o presidente mando um jornalista calar a boca e outra em que chamou a categoria de mentirosa.

A defesa do governo declarou que a segurança dos jornalistas é atribuição da Polícia Militar do Distrito Federal e o papel da guarda presidencial é proteger o presidente e só em caso de grave e iminente risco pode atuar na defesa de terceiros.

O governo também ressaltou o papel do Gabinete de Segurança Institucional que vem adotando medidas práticas para evitar “o confronto entre visitantes e jornalistas”, o que pode oferecer risco eventual ao presidente.

No documento enviado à Justiça, o Planalto afirma que a postura crítica de Bolsonaro em relação à imprensa não ultrapassa os limites de sua própria liberdade de expressão, “não sendo possível extrair de sua conduta qualquer lesão à liberdade de imprensa”.

A PM do DF não comentou se proteger jornalistas está em suas funções conforme atribuiu o governo federal.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.