O governo federal só perde para Roraima na falta de transparência na divulgação de contratos emergenciais feitos durante a pandemia. É o que revela... Governo Bolsonaro é o penúltimo na transparência de dados sobre contratos emergenciais

O governo federal só perde para Roraima na falta de transparência na divulgação de contratos emergenciais feitos durante a pandemia. É o que revela a terceira edição da pesquisa da Transparência Internacional divulgada nesta sexta-feira (31).

É a primeira vez que o governo Bolsonaro é avaliado no levantamento, que inclui dos governos estaduais e as prefeituras da capital.

As notas vão até 100. A pior, a de Roraima, foi de 40,51%, o que é considerada regular. A do governo federal foi de 49,3%.

Segundo a Transparência Internacional, há falta de detalhamento das contratações emergenciais e o fato de não haver uma centralização dos dados num só portal do governo Bolsonaro. Um exemplo é o principal portal de informações sobre o coronavírus que não dá maiores detalhes sobre as contratações e não divulga os dados em formato aberto, o que permitiria o cruzamento com outras informações, o que é considerado importante para o acompanhamento pelas organizações da sociedade civil, mídia e órgãos de controle.

Por outro lado, alguns órgãos federais seguem os padrões recomendados, mas se limitam aos dados das respectivas contratações e não do governo como um todo.

Já os governos estaduais e as prefeituras das capitais tiveram melhores desempenho em relação às duas primeiras edições da pesquisa.

Nos estados, a média que foi de 59,5 pontos no primeiro levantamento, há dois meses, subiu para 85,7 pontos. Apenas Ceará, Espírito Santo e Rondônia chegaram aos 100 pontos.

Nas capitais, a nota média passou de 45,8 pontos para 85,2 pontos. João Pessoa, Macapá e Vitória também alcançaram o patamar máximo.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103