Um possível ataque de uma gigantesca nuvem de gafanhotos levou o ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitaria nos estados do Rio... Governo decreta estado de emergência no Sul por causa de nuvem de gafanhotos

Praga de gafanhotos ameaça o Brasil

Um possível ataque de uma gigantesca nuvem de gafanhotos levou o ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitaria nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina A portaria foi publicada na madrugada desta quinta-feira, no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra Tereza Cristina.

O estado de emergência tem prazo de um ano. A nuvem de gafanhotos que vem da Argentina está a 130km em linha reta do município de Barra do Quaraí, no oeste gaúcho. Dependendo do clima no Sul, a praga pode invadir o país nos próximos dias.

O Brasil, dono da segunda maior frota agrícola do mundo, com 2.280 aeronaves, estuda o uso de mais de 400 aviões agrícolas para controle dos insetos. O ministério da Agricultura já recebeu a oferta de todos os 426 aviões pulverizadores do Rio Grande do Sul.

O uso da aviação agrícola é uma das principais armas no combate da praga. Ela é utilizada em ações das Organizações das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) na África, por exemplo.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.