Os Estados Unidos (EUA) fecharam o consulado da China, em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22). O governo chinês considerou a medida “sem precedentes”... Governo Trump manda a China fechar o consulado de Houston, no Texas

Os Estados Unidos (EUA) fecharam o consulado da China, em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22). O governo chinês considerou a medida “sem precedentes” e promete uma retaliação.

Segundo um jornal local, os bombeiros foram chamados para controlar um incêndio no local. Testemunhas disseram que viram pessoas queimando papel em latas de lixo.

Ontem (21), o governo Trump acusou dois hackers chineses de tentarem roubar dados sobre pesquisas de vacina contra o coronavírus. Segundo o Departamento de Justiça, eles trabalhavam para o ministério da Segurança da China e também foram denunciados por violar a propriedade intelectual não só dos EUA como de outros países. Aliás, o presidente americano chama a Covid-19 de “invisível vírus chinês”.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Morgan Ortagus, justificou o fechamento do consulado chinês, dizendo que a Convenção de Viena prevê que os diplomatas devem “respeitar as leis e os regulamentos do Estado receptor e têm o dever de não interferir nos assuntos internos desse Estado. Os EUA não tolerarão as violações da República Popular da China da nossa soberania e intimidação do nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais desleais, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos”.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wengin, condenou o fechamento do consulado e advertiu que o país pode tomar medidas firmes de retaliação se os EUA não reverterem a decisão. A China mantém consulados em Nova York, Chicago, Los Angeles e São Francisco, além da embaixada em Washington. O governo americano deu um prazo de 72h para os chineses fecharem o consulado de Houston.

Não será surpresa se a China ordenar o fechamento de representação diplomática americana no país. Os Estados Unidos têm a embaixada em Pequim e cinco consulados na China Continental: Wuhan, Xangai, Guangzhou, Shenyang e Chengdu.

As duas maiores potências econômicas do mundo estão em crise há meses. São vários os motivos: guerra comercial, a questão de Hong Kong, a pandemia de coronavírus e agora a acusação de pirataria digital.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.