Governo Trump manda a China fechar o consulado de Houston, no Texas
CoronavirusFabio PannunzioGRADEHilightsInternacionalTertulia 22 de julho de 2020 Equipe TV Democracia 0

Os Estados Unidos (EUA) fecharam o consulado da China, em Houston, no Texas, nesta quarta-feira (22). O governo chinês considerou a medida “sem precedentes” e promete uma retaliação.
Segundo um jornal local, os bombeiros foram chamados para controlar um incêndio no local. Testemunhas disseram que viram pessoas queimando papel em latas de lixo.
Ontem (21), o governo Trump acusou dois hackers chineses de tentarem roubar dados sobre pesquisas de vacina contra o coronavírus. Segundo o Departamento de Justiça, eles trabalhavam para o ministério da Segurança da China e também foram denunciados por violar a propriedade intelectual não só dos EUA como de outros países. Aliás, o presidente americano chama a Covid-19 de “invisível vírus chinês”.
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Morgan Ortagus, justificou o fechamento do consulado chinês, dizendo que a Convenção de Viena prevê que os diplomatas devem “respeitar as leis e os regulamentos do Estado receptor e têm o dever de não interferir nos assuntos internos desse Estado. Os EUA não tolerarão as violações da República Popular da China da nossa soberania e intimidação do nosso povo, assim como não toleramos as práticas comerciais desleais, o roubo de empregos americanos e outros comportamentos”.
O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wengin, condenou o fechamento do consulado e advertiu que o país pode tomar medidas firmes de retaliação se os EUA não reverterem a decisão. A China mantém consulados em Nova York, Chicago, Los Angeles e São Francisco, além da embaixada em Washington. O governo americano deu um prazo de 72h para os chineses fecharem o consulado de Houston.
Não será surpresa se a China ordenar o fechamento de representação diplomática americana no país. Os Estados Unidos têm a embaixada em Pequim e cinco consulados na China Continental: Wuhan, Xangai, Guangzhou, Shenyang e Chengdu.
As duas maiores potências econômicas do mundo estão em crise há meses. São vários os motivos: guerra comercial, a questão de Hong Kong, a pandemia de coronavírus e agora a acusação de pirataria digital.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.