Governo zera alíquota de importação de arroz para tentar aumentar a oferta e baixar o preço
EconomiaFabio PannunzioGRADEHilightsJustiça 9 de setembro de 2020 Equipe TV Democracia 0

O governo Bolsonaro resolveu jogar pesado contra produtores e supermercados para tentar baixar os preços dos alimentos especialmente os que compõem a cesta básica.
Um deles, o arroz terá alíquota de importação zerada até o final do ano. A redução vale para uma cota de 400 mil toneladas.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Mais cedo, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, para cobrar explicações sobre a inflação dos alimentos.
Sanzovo disse que os supermercados não são “vilões” e que a margem de lucro nos produtos básicos já é baixa em razão da concorrência do setor.
“Nós temos todos os relatórios. Inclusive, as associações dos produtores têm informando o que oscilou de cada produto. Isso vai ser muito tranquilo e temos confiança na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) porque eles também têm órgãos de pesquisa e eles sabem que essa oscilação está ocorrendo e nós vamos explicar o porquê e espero que os outros setores da cadeia, da roça até o supermercado, também expliquem”.
A Senacon, ligada ao ministério da Justiça e Segurança Pública, deu prazo de cinco dias para a Abras e as associações de produtores explicarem a alta nos preços praticados na venda de arroz, por exemplo.
Não está descartada a aplicação de multa de mais de R$ 10 milhões se houver abuso de preço e/ou infração aos direitos dos consumidores.
Em nota, a secretária Juliana Domingues disse quer identificar as causas do aumento antes de tomar medidas punitivas.
“Não podemos falar em preços abusivos sem antes avaliar toda a cadeia de produção e as oscilações decorrentes da pandemia. Por essa razão, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor expediu ofícios para o levantamento de dados que são necessários para aferir qualquer abusividade”.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.