O Itamaraty ainda não comentou oficialmente o afastamento de Paulo Abrão da secretaria-executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). A barração foi anunciada... Itamaraty não comenta afastamento de brasileiro da secretaria-executiva da Comissão de Direitos Humanos da OEA

O Itamaraty ainda não comentou oficialmente o afastamento de Paulo Abrão da secretaria-executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

A barração foi anunciada nesta terça-feira (25) pelo Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o uruguaio Luis Almagro.

Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro

O ex-chanceler do Uruguai na gestão Mujica justificou a medida dizendo que o brasileiro foi alvo de “dezenas de denúncias de violações de direitos feitas por funcionários da organização. A seriedade e gravidade das reclamações não permitiu que a permanência fosse possível”.

Almagro afirmou que “foi assegurada a presunção de inocência, bem como que não há impunidade ou indefesa nas denúncias de violação dos direitos dos servidores públicos da CIDH ou de qualquer órgão da OEA. Não enquanto eu for secretário-geral”.

Ele não deu detalhes sobre as acusações que pesam contra o brasileiro.

Abrão ocupava o cargo desde 2016 e havia sido reeleito no começo do ano.

O secretário-geral lamentou ter demorado para ser informado sobre as denúncias. Para ele, “essa falta de processamento é um golpe sério para a credibilidade do CIDH”.

A comissão, que tem autonomia própria dentro da OEA, é o principal órgão de defesa dos direitos humanos das Américas.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103