O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu hoje uma derrota na Suprema Corte. Por cinco votos a quatro, o tribunal de Washington vetou...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sofreu hoje uma derrota na Suprema Corte. Por cinco votos a quatro, o tribunal de Washington vetou o fim do projeto que impedia o país de deportar mais de 600 mil imigrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos quando eram crianças. O projeto Daca havia sido criado pelo antecessor de Trump, Barack Obama, em 2012, para protegê-los.
O presidente do Supremo, John Roberts declarou que o plano de Trump era “arbitrário, caprichoso e ilegal”.
Com o veto, os milhares de imigrantes poderão permanecer nos Estados Unidos e obter vistos temporários de trabalho por dois anos, com opção de renovação.
A deportação dos chamados ilegais, a maioria de origem latino-americana, fez parte do programa de campanha do então candidato à presidência pelo partido Republicano. Apesar da derrota, Trump pode apresentar um novo projeto. Ele acusou o Judiciário de “dar tiros de rifles na face de pessoas que são orgulhosas de chamarem a si mesmas de conservadoras ou republicanas.”

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.