Pela primeira vez os EUA vão ter uma vice-presidente negra. A senadora Kamala Harris, de 56 anos, entra para a história do país no... Kamala Harris entra para a história como a primeira vice-presidente dos EUA

Pela primeira vez os EUA vão ter uma vice-presidente negra.

A senadora Kamala Harris, de 56 anos, entra para a história do país no dia 20 de janeiro, quando tomará posse ao lado do presidente eleito Joe Biden.

Ela poderia ter sido a cabeça de chapa nas primárias democratas, mas perdeu a indicação para Biden, que a compensou como vice.

Kamala é casada com Douglas Emhoff e é filha de imigrantes.

A mãe indiana é cientista na área de câncer e ativista dos direitos civis, e o pai é jamaicano.

Antes de ser eleita senadora pela Califórnia em 2007, se formou em direito e foi a primeira procuradora do distrito de San Francisco e do estado.

Harris ganhou projeção nacional nas sabatinas de indicados por Trump para a secretaria de Justiça e para juiz da Suprema Corte.

Em março, Biden e o adversário nas primárias democratas, e hoje aliado Bernie Sanders, prometeram escolher uma mulher como companheira de chapa.

Com os maiores protestos contra o racismo em anos, aumentou a pressão para que, além de mulher, a vice fosse negra.

Assim, a escolha de Kamala Harris foi natural dentro do partido e decisiva nestas eleições.

Tradicionalmente, os negros votam em candidatos democratas, mas, em 2016, eles não compareceram em massa como aconteceu agora, o que é apontado como uma das causas da derrota de Hillary Clinton para Trump.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.