O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, tomou posse do cargo às 16h desta quinta-feira (5). Ele substituirá Celso de... Kassio Nunes Marques assume vaga de ministro do STF

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, tomou posse do cargo às 16h desta quinta-feira (5). Ele substituirá Celso de Mello, que se aposentou no mês passado.

A cerimônia foi restrita e rápida para evitar eventuais casos de coronavírus como aconteceu na posse do presidente do STF, ministro Luiz Fux.

Além de Fux e de cinco ministros da Corte (Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes), compareceram à posse os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP); o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

Primeiro ministro do STF indicado por Bolsonaro, ele terá pela frente vários julgamentos que servirão para avaliar o quanto será independente do padrinho.

Já na próxima semana, Kassio Marques vai votar três ações de temas sensíveis aos aliados do presidente.

São temas ligados à Escola sem Partido e a discussão sobre gênero e sexualidade em sala de aula.

Como membro da Segunda Turma do STF, ao lado dos ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, ele vai julgar processos da Lava Jato e se concede foro privilegiado ao filho do presidente, senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), no caso do desvio de dinheiro público, a chamada “rachadinha”, quando era deputado estadual no Rio de Janeiro.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.