Em tom conciliador, o presidente da China respondeu às críticas de Donald Trump na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (22).... Líder chinês afirma que “não tem intenção de travar guerra fria ou quente com nenhum país”

Em tom conciliador, o presidente da China respondeu às críticas de Donald Trump na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (22).

Em vídeo gravado, Xi Jin Ping disse que “não tem intenção de travar uma guerra fria ou quente com nenhum país. Continuaremos a reduzir as diferenças e resolver disputas com outros por meio do diálogo e da negociação. Não buscaremos desenvolver apenas a nós mesmos ou nos envolver em um jogo de soma zero”.

O líder chinês rejeitou “qualquer tentativa de politizar” o combate à pandemia.

Mais cedo, o presidente americano voltou a chamar a Covid-19 de “vírus chinês”.

A China foi o primeiro epicentro mundial da doença.

Hoje, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins (EUA), o país mais populoso do mundo registrou 4.737 mortes e 90.381 casos.

Nas últimas 24h, não houve nenhuma morte e foram notificados apenas 12 infectados.

Número bem distante do recorde do dia 13 de fevereiro, quando foram notificados 15.136 casos.

Xi Jin Ping defendeu que os países procurem cooperar diante dos desafios da pandemia e defendeu o multilateralismo.

Segundo ele, é natural que os países tenham pontos de discordância, mas que devem procurar o diálogo.

A China foi acusada por Trump de “jogar lixo nos oceanos” e poluir “mais do que qualquer outro país no mundo”.

O presidente chinês rebateu falando sobre “Revolução Verde” para se recuperar da crise do coronavírus e sobre o comprometimento de reduzir emissões de carbono consideravelmente até 2060.

Ele sinalizou que o país vai adotar medidas mais rigorosas para aumentar suas contribuições para atingir as metas estabelecidas pelo Acordo do Clima de Paris.

Atualmente, o governo chinês está concluindo um novo “plano de cinco anos”, que traçará as linhas de redução das emissões de carbono no curto prazo.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.