O Marrocos será o quatro país árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel. A decisão foi intermediada pelo presidente americano Donald Trump e confirmada... Marrocos é o 4º país árabe que estabelece relações com Israel

O Marrocos será o quatro país árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel.

A decisão foi intermediada pelo presidente americano Donald Trump e confirmada em conversa telefônica pelo rei de Marrocos, Mohammed VI nesta quinta-feira (10).

Ele disse que o país “retomaria os contatos oficiais e as relações diplomáticas o mais rápido possível” com Israel e classificou de “tomada de posição histórica” a decisão dos EUA de reconhecer a soberania marroquina sobre o Saara Ocidental.

Desde 1975, quando a Espanha abriu mão da antiga colônia, o território rico em fosfato era disputado pelos marroquinos e pela Frente Polisário.

Israel e Marrocos chegaram a ter escritórios de representação nos anos 1990, mas eles foram fechados na década seguinte.

Antes de Marrocos, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu havia estabelecido relações diplomáticas com o Sudão, Barein e Emirados Árabes Unidos e o próximo país poderá ser a Arábia Saudita.

Os acordos foram criticados pelos palestinos, que consideram uma traição ao povo que luta contra Israel.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.