As incontroláveis queimadas e desmatamentos na Amazônia Legal, no Cerrado e no Pantanal não são causadas pelas mudanças climáticas ou por ações humanas ilegais.... Mourão culpa “alguém” de dentro do Inpe de divulgar dados negativos sobre as queimadas no país

As incontroláveis queimadas e desmatamentos na Amazônia Legal, no Cerrado e no Pantanal não são causadas pelas mudanças climáticas ou por ações humanas ilegais.

Para o vice-presidente Hamilton Mourão, o aumento dos números negativos é provocado por “alguém” no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que faz “oposição” ao governo Bolsonaro.

Nesta terça-feira (15), ele não citou nomes ou provas de quem é este “alguém” que prioriza a divulgação de dados negativos sobre as tragédias ambientais: “Eu não sou o diretor do Inpe, então, eu não sei (quem é a pessoa)”.

O Inpe é um órgão do próprio governo federal e libera informações para consulta na internet.

Nesta segunda-feira (14), por exemplo, a instituição constatou que, na primeira quinzena de setembro foram registrados mais focos de queimadas (20.486) na Amazônia do que em todo o mês de setembro do ano passado (19.925).

Mourão concordou que os números “tem que melhorar” e defendeu o governo, dizendo que “está no campo combatendo isso aí (as queimadas)”.

Sobre a divergência de dados divulgados por ele e pelo Inpe, respondeu: “Eu recebo o relatório toda semana. Até dia 31 de agosto, nós tínhamos 5 mil focos de calor a menos do que 31 de agosto do ano passado, entre janeiro a agosto. Agora, o Inpe não divulga isso. Por quê?”.

Ele respondeu à própria dúvida: “Não é o Inpe que está divulgando, é o dr. Darcton [Policarpo Damião] lá, que é o diretor do Inpe, que falou isso? Não. É alguém lá de dentro que faz oposição ao governo. Eu estou deixando muito claro isso aqui. Aí, quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga. Quando é positivo, não divulga”.

O responsável pela área do Inpe que monitora as queimadas no país, Gilvan Sampaio, defendeu a pesquisa: “Jamais faria manipulação de dados”.

Ele disse que o Inpe enviou um “esclarecimento” à vice-presidência na sexta-feira (11).

O Instituto informou que não vai comentar as declarações de Mourão.

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103