O procurador Lucas Furtado, do Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure os patrocínios do Banco Nacional de... MP quer que o BNDES e o BNB retirem os patrocínios de sites e redes sociais suspeitas de fake news

O procurador Lucas Furtado, do Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure os patrocínios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico de Social (BNDES) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em sites suspeitos de divulgar fake news.

O pedido foi feito nesta segunda-feira (27). Furtado acredita que os dois bancos seguiram o mesmo padrão de financiamento já observado no Banco do Brasil (BB) e quer que a Justiça conceda uma liminar para suspender as propagandas do BNDES e do BNB.

Em maio, o TCU mandou o BB suspender parte dos contratos de publicidade relacionados a propaganda em sites, blogs, portais e redes sociais. Os veículos existentes há mais de 10 anos não foram atingidos pela medida.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é o relator do inquérito que investiga as fake news, notícias falsas e ofensivas disseminadas por aliados do governo Bolsonaro contra os ministros do Tribunal, ex-ministros, a mídia e a oposição.

As investigações iniciadas em março do ano passado têm como alvos, políticos, empresários, blogueiros, servidores públicos e ativistas bolsonaristas e apura também quem são os financiadores.

Na semana passada, por ordem de Moraes, o Facebook, o Tweeter e o YouTube removeram perfis de 16 pessoas.

Agora, o procurador quer que as informações coletadas pelo TCU sejam compartilhadas com o Supremo e possam ajudar com o inquérito das fake news.

O BNDES e o BNB não comentaram a ação do MP.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103