MPF vai processar pastor Valdemiro Santiago por anunciar feijão “milagroso”
ComportamentoCoronavirusFabio PannunzioGRADEHilightsJustiçaMundo virtualReligião 4 de agosto de 2020 Equipe TV Democracia 0

O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça com uma ação civil pública contra o pastor evangélico Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). O MPF quer uma indenização de, no mínimo, R$ 300 mil por danos sociais e morais coletivos.
O líder da IMPD apareceu em três vídeos postados na internet. Ele anunciava sementes de feijão com supostos poderes de cura da Covid-19. O caso de um fiel que se sarou da doença usando as sementes, o que estaria comprovado por um atestado médico, é citado em um dos vídeos.
As sementes eram vendidas a R$ 1 mil cada e bastavam germinar para ter o poder de cura, segundo o religioso.
A ação também envolve o ministério da Saúde por ter removido do site do órgão uma mensagem de alerta contra os anúncios enganosos do pastor.
A publicação pedida pelo MPF ficou no ar por poucos dias. O ministério não explicou o motivo da remoção e a mensagem não voltou mais ao site.
O pastor Valdemiro vai responder por prática abusiva da liberdade religiosa ao colocar em riscos a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem nenhuma eficácia comprovada.
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de São Paulo (PRDC-SP), autora da ação, também quer que a Justiça Federal obrigue o ministério da Saúde a republicar a mensagem de alerta sobre a falsidade das informações divulgadas pelo pastor, e que a pasta identifique quem foi a autoridade que determinou a remoção dela.
Os procuradores pediram a concessão de uma ordem judicial para que a Google Brasil, responsável pelo YouTube, seja obrigada a preservar a íntegra dos vídeos da IMPD. Eles já foram removidos da plataforma em junho e vão servir de provas durante o processo. A PRDC-SP quer a identificação do usuário que os publicou.
As defesas do pastor Valdemiro, o Google Brasil e o ministério da Saúde se manifestaram até às 13h desta terça-feira (4).
Em nota, em maio, a Igreja negou qualquer venda de “promessa de cura e que a semente é uma figura de linguagem, amplamente mencionada nos textos bíblicos, para materializar o propósito de Deus e que não há nenhuma oferta de venda por parte do pastor Valdemiro Santiago”.
Editor Chefe: Fábio Pannunzio
- Mais de 13 milhões de pessoas de todo o mundo já foram vacinadas contra Covid-19 - 5 de janeiro de 2021
- Taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil cai para 1,04 - 5 de janeiro de 2021
- Bolsonaro: “Vão ter que me aguentar até o fim de 22” - 5 de janeiro de 2021
- Fabio Pannunzio em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- GUSTAVO S C GUEDES em Camiseta #somos70porcento Mãos Solidárias
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
- Fabio Pannunzio em Fábio Pannunzio confessa: “Eu também já fui crente um dia!”
Nenhum comentário ainda. Comente!
Be first to leave comment below.