Um dos políticos mais admirados do mundo, o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica anunciou a retirada definitiva da vida pública nesta segunda-feira (28).... Mujica, 85 anos, vai largar a política em outubro por razões de saúde

Um dos políticos mais admirados do mundo, o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica anunciou a retirada definitiva da vida pública nesta segunda-feira (28).

Mujica vai cumprir o mandato de senador até o mês que vem e se aposentar.

Ele revelou que tem uma doença imunológica e que, por isso, não poderá tomar uma futura vacina contra a Covid-19.

“Eu amo a política e não queria ir, mas amo ainda mais a vida. Preciso administrar bem os minutos que me restam”, disse Mujica aos jornalistas depois de deixar o seu local de votação das eleições regionais uruguaias.

“É claro que a política obriga a ter relações sociais e tenho que me cuidar, não posso ir de um lado para outro por causa da pandemia e isso seria algo ruim para um senador”, acrescentou.

O Uruguai é dos raríssimos países latino-americanos, onde a pandemia está sob controle.

O país registrou 2.008 casos e 47 mortes por Covid-19.

Mujica, de 85 anos, foi um dos líderes do grupo guerrilheiro Tupamaros que lutou contra a ditadura militar uruguaia.

Ficou preso por 13 anos e foi libertado só depois da saída dos militares do poder.

Ele passou a defender os princípios democráticos e foi eleito em 2010.

Governou o Uruguai até 2015, com uma gestão marcada por leis progressistas, como a da descriminalização do aborto, a legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo e uma legislação mais liberal sobre uso e produção de maconha.

Mujica, que saiu da presidência em 2015 com a popularidade em alta, doou a maior parte do salário por considerar que no Uruguai “vivem muitas pessoas pobres”.

Foi morar numa pequena propriedade rural, onde um dos símbolos da vida modesta é um velho fusca azul.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103