Nada pode ser mais tóxico para uma sociedade do que o totalitarismo e o cerceamento das liberdades asseguradas pela Constituição da República — especialmente a liberdade de informar, de emitir opiniões, de reunir pessoas e de professar qualquer crença (ou nenhuma).
Nosso compromisso é com o zelo para com esses valores e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A TV Democracia e o Portal Democracia não têm opinião editorial. Aqui, todos os jornalistas são livres para exprimir o que pensam, sem nenhum amarra a não ser a da própria consciência. Todas as opiniões manifestadas pelos membros da nossa equipe são pessoais. A empresa não tem uma linha editorial, tem princípios e valores que orientam nossa rotina.
Os mais importantes são aqueles consagrados nas duas versões do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros . No documento da FENAJ, o preceito, descrito no Art. 9˚, prescreve o seguinte:
É dever do jornalista:
a) Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público.
b) Lutar pela liberdade de pensamento e expressão.
c) Defender o livre exercício da profissão.
d) Valorizar, honrar e dignificar a profissão.
e) Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
f) Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
g) Respeitar o direito à privacidade do cidadão.
Este é o facho de luz institucional que orienta nossos trabalhos.