Pela primeira vez em um mês, houve queda no número de desempregados no país no período de pandemia. A informação foi dada nesta sexta-feira... Número de desempregados cai pela primeira vez em 4 semanas

Pela primeira vez em um mês, houve queda no número de desempregados no país no período de pandemia. A informação foi dada nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na terceira semana de junho, havia 11.753 milhões de desempregados, 100 mil a menos do que na semana anterior.

Mas, houve uma alta de cerca de 2 milhões de desempregados na comparação com a primeira semana de maio.

O IBGE fez a pesquisa Pnad Covid19 com apoio do ministério da Saúde, entre os dias 14 e 20 de junho. É uma variante da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua com foco nos impactos da pandemia do coronavírus no mercado do trabalho.

A Pnad, indicador oficial do desemprego no Brasil, utiliza uma base de dados diferentes. Entre abril e maio, cerca de 7,8 milhões de postos de trabalho foram fechados. Com isso o número de desempregados subiu para 12,7 milhões.

O levantamento de junho será divulgado no próximo dia 27.

O IBGE também divulgou o número de trabalhadores informais, que se refere aos trabalhadores que não tem carteira assinada e empresas e autônomos que não tem CNPJ. Ela caiu pela segunda semana seguida. Na terceira semana de junho, eram 28,4 milhões, cerca de 800 mil a menos que na semana anterior.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.