(Assista) A presidente nacional do PT pede que juristas e entidades da sociedade civil façam pedidos de Impeachment para destituir Bolsonaro Edição de Rafael...

(Assista) A presidente nacional do PT pede que juristas e entidades da sociedade civil façam pedidos de Impeachment para destituir Bolsonaro

Edição de Rafael Bruza

Em entrevista à TV Democracia nesta terça-feira (05), a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT-RS) afirmou que seu partido deseja que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja afastado de seu cargo.

“O PT quer que Bolsonaro seja afastado e vai construir as condições para isto, seja por qual instrumento for, Impeachment ou por crime comum, pois ele pode ser processado (no Judiciário). E já temos notícia-crime no Supremo Tribunal Federal. Também temos processos no Superior Tribunal Eleitoral. Nós vamos pressionar para que estes instrumentos sejam utilizados”, afirma a deputada.

Hoffmann afirma que uma nova eleição só poderia ser realizada através de cassação da chapa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando isto, a parlamentar conta que o PT procura aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir a realização de novas eleições, após a destituição de presidentes da República.

Atualmente, a legislação determina que cabe ao vice-presidente assumir a cadeira presidencial, após eventual queda do presidente.

“Nós não queremos uma saída por cima porque isso sempre vai contra o povo. É democracia formal, democracia liberal, mas não é dos direitos, do emprego, do combate à fome… Então nós queremos também que a Câmara vote uma emenda constitucional. Há propostas de dois deputados nossos, do Paulo Teixeira (PT-SP) e do Henrique Fontana (PT-RS) que prevê a convocação de eleições em 90 dias, após o afastamento do presidente da República, se ele tiver mais de 6 meses para concluir o mandato. Então estamos trabalhando com este foco”, declara.

A presidente nacional do PT ainda afirma que o partido dialoga com entidades da sociedade civil e juristas para incentivá-los a entrar com pedidos de Impeachment.

“(Estamos) conversando com entidades da sociedade civil e juristas para que o processo de Impeachment venha daí. Porque um partido entrar com pedido de Impeachment… Todos já entraram, né? Não vai adiantar o PT protocolar mais um. A gente quer que a sociedade civil se manifeste”, conclui Gleisi Hoffman.

PT comunista?

Na entrevista, Gleisi Hoffmann foi questionada se o PT é comunista. Veja a resposta:

Fabio Pannunzio

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado.