A declaração do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10), no Rio Grande do Sul, sobre o “finalzinho da pandemia no país” foi desmentida pela... OMS desmente Bolsanaro e diz que a pandemia no Brasil não está no “finalzinho”

A declaração do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10), no Rio Grande do Sul, sobre o “finalzinho da pandemia no país” foi desmentida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem conta é o correspondente da TV DEMOCRACIA em Genebra, na Suíça, Jamil Chade, que acompanhou a coletiva de imprensa da OMS nesta sexta-feira (11).

Além de dizer que a pandemia estava no “finalzinho”, Bolsonaro afirmou que O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia”.

Diplomaticamente, sem citar o Brasil textualmente, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, respondeu a Chade sobre o que achava da declaração do presidente: “Para nós (OMS), a pandemia está continuando em todos os lugares”.

Pelo contrário. Segundo a agência, ela continua forte, com 4 milhões de novos casos por semana, uma velocidade mais de quatro vezes superior a meados do ano, quando bastavam 10 dias para somar 1 milhão de pessoas contaminadas por Covid-19 no mundo.

O informal semanal da OMS constatou até o dia 6 de dezembro constatou aumentos de 12% no número de casos e de 18% de mortes nas Américas.

Mas, o Brasil ficou bem acima da média, com 35% (295 mil novos casos) a mais na comparação com a semana anterior.

É o maior percentual entre os cinco países mais atingidos pela pandemia (EUA, Índia, Brasil, Rússia e França) e é o mais alto relatado pelo Brasil desde meados de agosto.

Os EUA tiveram um aumento de 9% em relação à semana anterior e registraram 1,2 milhão de casos.

A pesquisa da OMS constatou tendência de alta em todas as regiões brasileiras e que houve um aumento de 19% no número de mortes (3.990) em comparação com a semana anterior.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103