A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com a segunda onda da pandemia da Covid-19 na Europa. Portugal por exemplo, entrou em estado... OMS está preocupada com a explosão de casos de Covid-19 na Europa: continente registrou 1 milhão de casos em 10 dias

Hans Kluge

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com a segunda onda da pandemia da Covid-19 na Europa.

Portugal por exemplo, entrou em estado de calamidade nesta quinta-feira (15).

França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Suíça e outros países também decretaram a ampliação de restrições da quarentena.

O correspondente da TV DEMOCRACIA em Genebra, na Suíça, Jamil Chade, acompanhou a coletiva de imprensa do chefe da OMS para a Europa, o belga Hans Kluge nesta quinta-feira (15).

Kluge declarou que a Covid-19 já é o quinto maior fator responsável por mortes no continente e, no mundo, cerca de 8 mil pessoas morrem por dia por causa da pandemia.

Segundo a OMS, em 10 dias, foi registrado 1 milhão de casos no continente, com 120 mil apenas nos dias 9 e 10 de outubro.

É o dobro das notificações de abril, mas, o número de mortes é um 1/5 do que se registrou naquele mês.

No entanto, a agência teme que a segunda onda aconteça cada vez mais para dentro de casa e atinja os grupos mais idosos.

“As projeções não são das mais otimistas. Se governos não agirem e deixar o vírus circular, a Europa terá, em janeiro de 2021, uma taxa de mortalidade quatro ou cinco vezes maior que em abril. Nada disso, porém, precisa ocorrer. Se medidas forem adotadas, 281 mil vidas podem ser salvas até janeiro”, alertou Kluge.

As medidas recomendadas pela OMS são o uso obrigatório de máscaras, o incentivo ao trabalho em casa (home office) e a proibição de aglomerações.

Kluge afirmou que um lockdown total como o adotado em abril é “a última opção”.

A OMS defende o funcionamento das escolas, que só devem ser fechadas quando não houver alternativa, e que “sacrifícios” sejam feitos em outros segmentos da sociedade.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103