Dois delegados, um da Polícia Federal (PF) e outro da Polícia Civil, foram presos no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (15). Eles são alvos... Operação da PF e do MPF prende dois delegados no Rio de Janeiro

Dois delegados, um da Polícia Federal (PF) e outro da Polícia Civil, foram presos no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (15).

Eles são alvos da Operação Tergiversação 2 deflagrada pela PF e Ministério Público Federal (MPF) que apura suspeita de corrupção dentro da própria PF.

A Operação cumpre quatro mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Os agentes investigam empresários acusados de pagar propina aos policiais em troca de proteção e advogados suspeitos de intermediar as cobranças de vantagens indevidas.

Policiais, empresários e advogados vão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, organização criminosa e obstrução à Justiça.

A Operação de hoje é desdobramento da Tergiversação 1 deflagrada no dia 11 de junho de 2019.

Na ocasião, foram presos o delegado da PF, Lorenzo Pompílio da Hora, o escrivão da PF, Éverton da Costa Ribeiro, e um advogado.

Em troca de propina, nomes de empresários e empresas eram excluídos de investigações em curso em um núcleo da PF.

Seis pessoas foram denunciadas pelo MPF pelos crimes de corrupção passiva e ativa.

Segundo as apurações da PF, os servidores contavam com a atuação de operadores, que usavam seus contatos para se aproximar dos investigados e pedir os pagamentos de vantagens indevidas, além de viabilizar o recebimento de propina e as operações de lavagem de dinheiro.

Os valores entre R$ 400 mil e R$ 1,5 milhão eram pagos, na maioria das vezes, em dinheiro em espécie.

Também houve repasses por meio de transferências a empresas ligadas aos operadores.

Após acordo de delação premiada com alguns dos empresários envolvidos no caso, foram identificadas as práticas de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103