Uma pesquisa da revista britânica Times Higher Education World University divulgada nesta quarta-feira (2) coloca a Universidade de Oxford (Reino Unido) como a melhor... Oxford é a melhor universidade do mundo: USP e Unicamp são as melhores da América Latina

USP (foto Beno Suckeveris)

Uma pesquisa da revista britânica Times Higher Education World University divulgada nesta quarta-feira (2) coloca a Universidade de Oxford (Reino Unido) como a melhor do mundo e a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor da América Latina.

A avaliação seguiu os critérios de qualidade de ensino, que abrange ambiente de aprendizagem, reputação, desempenho estudantil, número de professores com doutorado, docentes premiados e renda institucional; o volume de publicações de pesquisa, citações em artigos científicos; projeção internacional (número de alunos e professores estrangeiros) e a troca de conhecimento com outras instituições.

Entre as 10 melhores universidades, duas são britânicas: Oxford (1ª) e Cambridge (6ª).

As demais são as americanas Stanford (2ª), Harvard (3ª), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech – 4ª), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT – 5ª), Berkeley (7ª), Yale (8ª), Princeton (9ª) e Chicago (10ª).

O Brasil não emplacou nenhuma instituição entre as 200 melhores do mundo.

A classificação abaixo são por faixas de desempenho.

A USP é a única brasileira entre as 201 e 250 melhores. Na edição anterior, ela estava na faixa abaixo, entre 251 a 300.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também subiu no ranking. Da faixa entre as 501 e 600 melhores, foi para o grupo entre as 401 e 500 melhores.

USP e Unicamp foram consideradas as melhores universidades da América Latina, seguidas pelas chilenas Universidade do Desarollo e Diego Portales, e pela colombiana Pontifícia Universidade Javeriana.

Na lista das 10 melhores universidades brasileiras, apenas as duas primeiras, USP e Unicamp, não são federais e apenas uma, a Pontifícia Universidade Católica, do Rio, (PUC-RJ) é particular.

Da 3ª a 8ª, todas estão na faixa entre as 601 a 800 melhores do mundo. São a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG- 3ª), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 4ª); a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 5ª), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – 6ª), a Universidade Federal de Sergipe (UFS – 7ª) e a PUC-RJ (8)ª).

No grupo entre as 801 a 1000 melhores do mundo estão a Universidade de Brasília (UnB – 9ª) e a Universidade Federal de Pelotas, do Rio Grande do Sul (UFPel-10ª).

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/wp_vihbaf/democracia.tv/wp-content/themes/goliath/theme/theme-functions.php on line 1103