O Peru tem um novo presidente. Manuel Merino, que era o presidente do Congresso, assume o cargo nesta terça-feira (10) no lugar de Martín... Peru tem novo presidente com o impeachment de Vizcarra

O Peru tem um novo presidente.

Manuel Merino, que era o presidente do Congresso, assume o cargo nesta terça-feira (10) no lugar de Martín Vizcarra (foto), que ontem (9) foi afastado da presidência por “incapacidade moral”.

O mandato do presidente interino vai até o dia 28 de julho do ano que vem.

Por 105 votos a favor, os parlamentares peruanos aprovaram o segundo pedido de impeachment de Vizcarra.

Ele foi acusado de receber suborno quando era governador em 2014.

No pátio do palácio presidencial, cercado pelos ministros, o presidente deposto negou as denúncias e disse que não vai recorrer à Justiça para recuperar o cargo.

“Hoje (9) saio do Palácio do Governo, hoje volto para casa, apesar de haver inúmeras recomendações para que possamos agir por meio de ações judiciais para impedir essa decisão. Não vou tomar nenhuma ação judicial, não quero que de forma alguma se possa entender que meu espírito de serviço ao povo foi apenas vontade de exercer poder”.

“Saio do Palácio do Governo como entrei há dois anos e oito meses, de cabeça erguida e pronto para enfrentar as investigações que correspondem ao enfrentamento da falsidade das denúncias no âmbito do devido processo. Rejeito de forma enfática e categórica essas acusações. Não recebi suborno algum”, acrescentou.

Vizcarra, de 57 anos, estava na presidência do Peru desde março de 2018, quando o então presidente Pedro Pablo Kuczynski, que também foi acusado de corrupção – teria recebido propina da empreiteira brasileira Odebrecht, renunciou ao cargo.

Vizcarra era o vice de Kuczynski.

Equipe TV Democracia

Nenhum comentário ainda. Comente!

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *